Au delà des semblants, embrouille et savoir-y-faire

Radio-a ®

www.radio-a.com

 
LACAN NA IPA - LACAN NA IPA - LACAN NA IPA - PDF Imprimer Envoyer


(durée : 3mn 03s)

"Lacan na IPA" é uma reunião de psicanalistas de diversas sociedades latinoamericanas que passaram a considerar a importância do ensino de Lacan para a formação e prática da psicanálise. Diversas jornadas foram realizadas: Buenos Aires (2007, 2008, 2009, 2013); Córdoba (2008, 2009), Montevideo (2011); Porto Alegre (2012). Além disso houve apresentações em congressos argentinos e da Fepal.

A apropriação do ensino de Lacan, no âmbito das sociedades da IPA e seu cotejo com as diversas tendências teóricas em vigor, permite desenvolver um senso crítico mais forte e rigoroso, promovendo um clima fecundo de troca de ideias. A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, no corpo da qual vários membros estão interessados no pensamento de Lacan, vai sediar o VII encontro em 9 e 10 de Maio de 2014.

Lacan, no seu projeto de retorno a Freud, dedicou um seminário à noção de angústia (Seminário X, 1962-63). Retomou a noção freudiana da angústia como afeto procurando localizá-la em sua posição estrutural. Lacan articulou as duas teorias de Freud sobre a angústia, como falta de descarga e como sinal, com a noção de "estranho familiar" (Unheimlich). Nessa reflexão mostrou que a angústia é um afeto que se manifesta independentemente do sujeito, sendo, consequentemente, o afeto que não engana. Os demais afetos enganam por estarem articulados à cadeia significante.

Mise à jour le Samedi, 25 Octobre 2014 14:22